Valter Luiz Posted April 24, 2015 Posted April 24, 2015 Não poucas vezes ouvimos e/ou falamos: “Eu queria ser outra pessoa”. “Se eu fosse outro…”, ou então, “se meu marido fosse outro”, “se meu patrão fosse diferente”, “se meus pais fossem os pais do fulano…”.‘Ser outro’ apresenta-se, para boa parte das pessoas, como a única solução. Esta tendência atinge também a dimensão espiritual, movendoreligiões a advogar a favor do ‘ser outro’: ‘outra vida’, ‘outro corpo’, ‘quando você era outro’, ‘quando você for outro’. Esta tendência, ‘ser outro’, aproxima-se daquilo que estudiosos denominam despersonalização: desordem dissociativa, caracterizada por experiências de sentimentos de irrealidade, ruptura com a personalidade. Ultrapassamos a esfera pessoal, conferindo à despersonalização uma dimensão relacional, familiar, profissional, social, religiosa, cósmica.“Sou eu mesmo!” Cristo Ressuscitado, após confortar os discípulos abatidos, mostra-lhes as mãos e os pés, marcas da crucifixão. Aos que imaginaram ser uma manifestação de ‘outro mundo’, um fantasma, Ele completa: “Não tenham medo, sou Eu mesmo”, eliminando todo e qualquer tipo de dissociação a respeito de Sua pessoa, Sua missão e propósito. Com o Ressuscitado aprendemos que, para ser vitorioso, o ser humano não precisa ‘ser outro’, no sentido de negar a si próprio, mas deve buscar a renovação, a transformação de si mesmo. Nascer de novo não significa voltar ao ventre da mãe, mas sim, entregar-se totalmente aos cuidados de Deus, sem fuga e negação, tendo os pés no chão da realidade, com maturidade e equilíbrio.O processo que caracteriza a evolução do ser humano chama-se desenvolvimento, pressupondo que o potencial de cada pessoa deve, ao longo da vida, tornar-ser ato, ação, atitude, desenvolver-se. A genuína evolução do ser humano passa pelo ‘ser eu mesmo’ transformado, renovado, amadurecido; empreendimento que é fruto de esforços e competências pessoais sob o sustento da graça de Deus, continuamente derramada sobre nós. ‘Ser outro’ é sinônimo de querer glória sem sacrifícios e esforços. Esta compreensão distorcida da existência humanafaz com que o valor do processo, de como as coisas acontecem, seja perdido, ignorado.“Sou eu mesmo!” O Ressuscitado convida-nos a transformar a realidade. Aquele que assume ‘sou eu mesmo’ compromete-se, esforça-se, disciplina-se para transformar-se, um pouco mais, a cada dia. Mostre suasmãos e pés, as cicatrizes que testificam que estás em condições de administrar as vitórias que à custa de esforços, amparado pela graça de Deus, tens alcançado. Maravilhoso viver esta experiência sem medo, sem fuga e expressar: “Sou eu mesmo”, em Cristo. 3
Peregrino Posted May 3, 2015 Posted May 3, 2015 Complementando o ótimo post do Valter Luiz, vale lembrar que mesmo aquelas pessoas que julgamos ter uma vida perfeita, com mais dinheiro, diversão e felicidade do que nós, têm também os seus problemas e frustrações que nem podemos imaginar quais sejam.Como bem diz o Caetano Veloso na letra da música Dom de Iludir: "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é". 1
Recommended Posts