Bom dia. Amigo, Não, em momento algum tentei rebaixar as linguagens de programação completas, como as que você citou. Veja bem. O LPL foi escrito em JavaScript (camada cliente), AJAX (ponte entre as camadas cliente e servidor) e PHP (camada servidor - back-end). O que realmente imaginava era que você estivesse comparando o LPL com softwares como o ININUGA, COLOGA etc., e isso me levou a tal resposta. Se analisarmos uma das linguagens citadas por você, veremos que não existem nela rotinas prontas para calcular a fórmula de combinações simples C(n, p), por exemplo, assim como também não há uma que gere as combinações calculadas pela fórmula, visto que isso não faz parte de um projeto de linguagem de programção geral ou para qualquer propósito, e, se quisermos ter rotinas como essas, teremos que criá-las. Dito isso, agora você entederá o verdadeiro mundo do LPL: ele nada mais é do que um conjunto de rotinas preparadas para trabalhar no campo das combinações numéricas, que são a base das loterias. O local de armazenamento do código-fonte dos programas do usuário é a camada servidor, e não podia ser diferente, pois não se tem acesso ao computador do usuário (camada cliente) com uma Aplicação Web como o LPL. Esse código-fonte é criptografado na camada servidor e somente será acessado pelo seu dono, ou seja, o usuário que o criou utilizando sua conta no serviço. Contudo, isso é algo totalmente opcional: o usuário poderá criar e executar seus programas no ambiente do LPL sem gravá-los no próprio serviço, pois basta que ele guarde esses scripts no seu computador como arquivos de texto simples. Quando precisar editar e/ou executar o programa, copia-se o código para o editor de programas do LPL e trabalha-se normalmente, lembrando apenas de guardar (atualizar) novamente o arquivo no próprio computador. Dessa forma, elimina-se qualquer desconfiança em dexiar o código-fonte no servidor do serviço LPL. Isso é tudo. Atenciosamente, VGLPL