Em jogos NFT é preciso tomar cuidado com os scams, que são jogos falsos com o objetivo de te roubar. Já sobre ser pirâmides, discordo. Pirâmides privilegiam os primeiros e para que continuem de pé necessitam que outros entrem para manter o topo, normalmente não tem produto, sobrevive simplesmente com a entrada de novas pessoas pagando um valor. Já os jogos premiam os jogadores com moedas em que seu valor é determinado pela comunidade, como acontece no mercado normal de ações (estou simplificando). Então você compra um ativo (NFT) para jogar e é pago por isso, com moeda que em tese não tem valor, mas que passa a ter conforme a negociação no mercado. Obviamente quanto mais pessoas entrarem, maior fica o jogo e a moeda pode valorizar ainda mais, contudo para sobreviverem é preciso que exista uma forma de queima de moedas para que se tornem escassas com o tempo, não necessitando a entrada de mais pessoas investindo, diferente do que acontece com pirâmides.
A confusão com pirâmides está no fato dos jogos normalmente não durarem muito e quem entra no inicio tem melhores lucros dos que entram depois, mas isso se dá devido a imaturidade do mercado ou por erro dos desenvolvedores. O pessoal obtém lucros muito rápidos e só pensam em sugar o jogo, não entendem que aquilo é um investimento. Com o tempo esses jogos vão se modernizar e isso vai se adequar.
Se pensarmos que os jogos NFT são pirâmides, tudo que envolve comércio também é. Se você abre uma padaria, precisa de clientes e se mais nenhum cliente gasta ali, a padaria simplesmente fecha, acabando com o topo, que neste caso é o proprietário. É o que acontece com os jogos, se as pessoas param de entrar e investir, é natural que este jogo acabe e isso não necessariamente lhe torna uma pirâmide.
Estou a aproximadamente 6 meses negociando criptomoedas e participando de alguns jogos NFT e tenho colido bons frutos, por isso resolve abrir esse tópico para debatermos.