Sou totalmente favorável a existir uma seção de "classificados" no fórum. Creio que alguns aqui possuem várias habilidades para programar. Inclusive, minha ideia seria:
a. Compradores:
1. Usuário contrata Usuário para trabalho específico; Sendo tipo um compra e venda sob demanda;
2. Um grupo de usuários contrata o "serviço" de "outro usuário" - como um bolão onde um monte de gente goste de uma ideia e queira ver algo implementado em alguma linguagem de programação.
b. Vendedores:
1. Oferecem seus serviços sob demanda;
2. Oferecem "modelos prontos", programas inéditos etc.
Vejamos por exemplo, que temos aqui várias planilhas muito bem elaboradas (como as dezenas de Ouro do Lucena). Para fazer um upgrade alguns usuários poderiam se unir, tipo um grupo, para fazer incrementos, e obviamente pagar para quem elaborou a planilha - ninguém gosta de trabalhar de graça.
No modelo ideal, "os vendedores e compradores" devem assinar um "Termo de Compromisso/Uso", no qual concordariam com algumas regras específicas, justamente para evitar possíveis problemas. Entre eles, a falsa ideia de existir garantia em qualquer ganho ou da possibilidade de previsão com garantia.
O fórum que seria o intermediário e deveria receber um % da transação - além de atuar como o fiduciante, ou então, o fórum poderia receber o direito de disponibilizar o programa/planilha/macro após um período "x" de tempo.
Claro, o conjunto de regras para essa intermediação seria o mais importante. Porém, acho que o grande problema seria coibir a venda de coisas que já são consolidadas, por exemplo, conjunto de matrizes, fechamentos etc. Uma simples navegação na internet demonstra por exemplo que sites tentam vender fechamentos utilizando matrizes, algo que tecnicamente é fácil de conseguir e utilizar por exemplo com o Cologa.
Outro empecilho é a questão da pirataria - dai surge a necessidade de avaliar o que é "inédito", "único" e que tenha um "criador".
No mais, a questão é fazer uma avaliação equilibrada entre os benefícios para o conjunto de usuários. Isso também é algo difícil de precificar.