1
Encontre uma árvore grande e resistente. Garanta que ela tenha galhos grandes e fortes para poder suportar o seu peso. Evite uma árvore que tenha muitos galhos caídos, pois isso pode ser um sinal de que ela está apodrecendo ou secando. Se não tiver certeza, tente saber mais informações sobre as árvores do seu bairro perguntando a um professor, um botânico ou outro escaladores de árvores.
2
Comece fazendo alongamentos. Faça isso para não acabar se machucando, distendendo um músculo enquanto sobe. A escalada estenderá os seus músculos e colocará um pouco de pressão sobre eles enquanto você suporta seu peso ao transportar o seu corpo para cima da árvore.
3
Comece a subida. Procure um lugar resistente para o seu pé ou um local seguro para a mão. As árvores têm nós de madeira, furos nas cascas, galhos menores, etc, que você pode usar como pontos de apoio. Mas tome cuidado com todos os pontos excessivamente finos ou em ruínas!
4
Pense nas ações de animais que escalam. Pense em como um macaco ou um coala deve subir em uma árvore. Isso lhe dará uma imagem mental de agilidade para manter a mente focada na escalada. Assim que começar a subir, tente ir devagar e firme, quando se acostumar com a escalada você será capaz de ir mais rapidamente.
5
Vá o mais alto que puder ou até o ponto em que acabar os galhos. Não suba onde você se sentir inseguro ou incerto – tente permacencer apenas no seu nível de conforto. A ideia é se divertir, e não se assustar sem necessidade.
6
Aproveite a vista. Olhe ao redor à procura de animais que vivem na árvore. Assista as nuvens flutuarem por aí. Olhe para baixo se tiver coragem e veja como o mundo está menor debaixo dos seus pés.
7
Desça devagar e com cuidado. Para descer, certifique-se de se mover lentamente, levando o tempo que for necessário. Se não fizer isso, você pode acabar com uma lesão séria. Na maioria das vezes, descer de frente para a árvore é mais fácil do que de costas.
8
Se conseguir fazer isso com facilidade, encontre uma árvore mais desafiadora para escalar!